domingo, 15 de maio de 2011

Impactos do Projeto Porto Maravilha


www.youtube.com/watch?v=P5FVL9vfWm8

Porto Maravilha: gasômetro do Rio pode virar área residencial

10/08 às 23h09 O Globo RIO - A prefeitura planeja transformar parte do espaço ocupado há quase cem anos pelo gasômetro de São Cristóvão em um bairro com residências e comércio, dentro do projeto Porto Maravilha, de revitalização da região, como mostra reportagem de Luiz Ernesto Magalhães, na edição do GLOBO desta quarta-feira. A área será comprada pelo município da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e revendida para a iniciativa privada construir os imóveis, como parte das operações da Companhia Municipal de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp).
A informação foi dada, na terça-feira, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes, durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a implantação do Parque Tecnológico Barão de Mauá, em um imóvel desocupado da CEG na Avenida Presidente Vargas. A ideia é criar no local, até 2012, um pólo de produção de soluções de Tecnologia de Informação (TI) para as áreas de petróleo e gás. O projeto é desenvolvido em parceria com a PUC, o Instituto Brasileiro de Petróleo e a Microsoft.
Goes explicou que as negociações para compra do terreno, hoje ocupado em parte pela CEG, devem começar em dezembro, após a prefeitura concluir a compra de dois terrenos da Rede Ferroviária Federal, eleitos como pilotos para o projeto de revitalização.
A área do gasômetro mede 115 mil metros quadrados mas está sendo subutilizada desde que a CEG concluiu, em 2007, a conversão dos imóveis do Rio de gás manufaturado para gás natural. Hoje, apenas um tanque é mantido inflado, como referência à história da região.
Leia a íntegra desta reportagem na edição de O Globo digital (disponível somente para assinantes)
Leia mais:Instalações do TJ começam a funcionar no porto até janeiro Projeto Porto Maravilha deve receber investimento de R$ 3,5 bi do FGTS Porto Maravilha: Rodrigues Alves vai se tornar via expressa
http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/rio/mat/2010/08/10/porto-maravilha-gasometro-do-rio-pode-virar-area-residencial-917368223.asp 
 
SITUAÇÃO ATUAL
A região portuária da cidade do Rio de Janeiro encontra-se em estado de grande degradação, com abandono de prédios e ruas e com espaços públicos praticamente sem uso pela população e pelos turistas. A exemplo do que acontece em regiões portuárias de outras cidades do mundo, a revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro apresenta um grande potencial econômico, turístico e social para a região.

DESCRIÇÃO
O programa consiste na implantação de obras de infraestrutura e articulação com a iniciativa privada e governos estadual e federal de forma a promover uma completa revitalização (econômica, social, ambiental e cultural) da região portuária do Rio de Janeiro (bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e parte dos bairros do Caju, São Cristóvão e Centro) criando espaços de arte, cultura, entretenimento, educação e habitação.

RESULTADOS ESPERADOS
Revitalização da área com a melhoria na condição de vida local, consequente atração de novos moradores e empresas para a região, além da restauração do patrimônio histórico e cultural e incremento do turismo na região.

META
Concluir, até o final de 2012, a fase 1 do projeto Porto Maravilha (inclui a abertura da Pinacoteca, a reforma do Píer Mauá, a recuperação de armazéns nas docas, a revitalização
do bairro da Saúde, a garagem subterrânea da Praça Mauá e a construção de um novo acesso viário ao porto).

Neste contexto podemos observar como exemplo uma área que encontrava-se esquecida e desvalorizada que agora torna-se supervalorizada. No qual a especulação imoboliária volta a crescer diante deste novo cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário