domingo, 15 de maio de 2011

Texto - SASSEN, "As Cidades na Economia Mundial"

Saskia Sassen (1949, Haia, Países Baixos) é uma socióloga holandesa, conhecida porsuas análises nos fenômenos de globalização e de migração urbana, e por ter cunhado o termo cidade global. É atualmente professora na Universidade de Chicago.
O procedimento de rotular ou não uma cidade de “global” a partir da demandasem dar maior atenção às dinâmicas intra-urbanas da produção do espaço – ganhou força quando a universidade o legitimou, em especial com a publicação, no início dos anos 90, da pesquisa de Saskia Sassen, “A cidade-global” (1996). Extremamente difundida no meios acadêmicos, a tese de Sassen analisa três grandes metrópoles no mundo, Nova-York, Londres e Tóquio, mostrando as mudanças que sofreram para adaptar-se às novas dinâmicas da economia globalizada. A partir delas, Sassen e muitos outros autores se propuseram a detalhar o que seria a “cidade-global” padrão, e quais suas diferentes hierarquizações.
De forma muito resumida, essas teorias pretendem que as novas dinâmicas econômicas, de flexibilização e desregulação da economia, de aumento dos fluxos de capital e do papel do capital financeiro, de fortalecimento da economia de serviços por sobre a economia industrial do pós-guerra, estariam provocando a necessidade das cidades responderem a uma nova demanda significativa por edifícios capazes de atender às exigências de um novo e moderno setor econômico, que Sassen chamou de “terciário avançado”.
A definição de “cidade-global” que ganhou mais força conceitual nos meios acadêmicos de urbanismo, e que se preocupa sobremaneira com as novas configurações espaciais voltadas ao terciário moderno, dando pouca importância – ou nenhuma – às gritantes desigualdades sociais que caracterizam as cidades modernas do mundo subdesenvolvido. Há outras definições, bem mais aceitáveis, dentre as quais a de Milton Santos, para quem a noção de “cidade-global” envolve também os antagonismos da desigualdade e da exclusão associados a essas grandes metrópoles, e que devem ser considerados numa nova dinâmica de espaço e tempo própria justamente aos novos tempos da globalização.
Cidade global (também chamado de cidade mundial) é uma cidade considerada um ponto importante no sistema econômico global. O conceito vem dos estudos urbanos e da geografia e se assenta na ideia de que a globalização criou, facilitou e promulgou locais geográficos estratégicos de acordo com uma hierarquia de importância para o funcionamento do sistema global de finanças e comércio. A mais complexa dessas entidades é a "cidade global", através da qual as relações vinculativas de uma cidade têm efeito direto e tangível sobre assuntos globais através de meios sócio-económicos.
A expressão "cidade global", em oposição à megacidade, foi introduzida por Saskia Sassen, em referência a Londes, Nova York e Tóquio, em sua obra de 1991 "A Cidade Global".

Algumas características básicas de cidades globais são:
  • Familiaridade internacional: uma pessoa diria Paris, e não Paris, França;
  • Influência e ativa participação em eventos internacionais. Por exemplo, a cidade de Nova Iorque sedia a Organização das Nações Unidas, e em Bruxelas se encontram as sedes da Organização do Tratado do Atlântico Norte e da União Europeia;
  • Uma grande população, onde a cidade global é centro de uma área metropolitana de pelo menos um milhão de habitantes, muitas vezes, tendo vários milhões de habitantes;
  • Um aeroporto internacional de grande porte, que serve como base para várias linhas aéreas internacionais;
  • Um sistema avançado e eficiente de transportes. Isto inclui vias expressas, rodovias e transporte público;
  • Sedes de grandes companhias, como conglomerados e multinacionais; Uma bolsa de valores que possua influência na economia mundial;
  • Presença de redes multinacionais e instituições financeiras de grande porte;
  • Infraestrutura avançada de comunicações;
  • Presença de grandes instituições de artes, como museus;
  • Grande influência econômica no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário