sábado, 2 de julho de 2011

Filme: Zona do Crime - "La Zona"


Um documentário que retrata a vida numa grande metrópole e as desigualdades sociais: Riqueza e pobreza convivem lado a lado na imensidão da cidade do México, onde luxuosas comunidades privadas com a sua própria força de segurança, estão rodeadas de bairros de lata. No seguimento de uma tempestade um enorme cartaz desprende-se e cria uma brecha nas barreiras de uma comunidade fechada por onde entram três jovens adolescentes que aproveitam a oportunidade para roubar. No entanto eles são confrontados por uma residente que acabam por matar, porém uma criada dá o alarme e os vizinhos reagem rapidamente matando dois dos assaltantes e ferindo acidentalmente um dos seguranças. O terceiro rapaz consegue escapar-se para o interior da comunidade que o começa a procurar tenazmente, porém quando a polícia chega lhes dizem que não aconteceu nada.
 
O diretor Rodrigo Plá nos faz refletir sobre um retrato complexo e intenso sobre a realidade da vida numa grande metróple denunciando os horrores do vigilantismo ao mesmo tempo que explora temas como a vida de privilégio, responsabilidade social e psicologia de grupo que na sua expressão mais negra pode levar ao crime. Uma magnífica primeira obra de um dos mais promissores realizadores mexicanos.


Rodrigo Plá para nos servir um filme realista e onde nos tenta forçar a olhar para nós e para a maneira como vemos os outros.
La Zona é um filme que aborda temas de fundo como o preconceito e a intransigência. Aqui, nem há bons nem maus, apenas pessoas comuns, umas a viver do lado “bom” de um muro, outros a sobreviver do lado “mau” desse muro. O argumento, linear mas interessantemente tratado, mostra um mundo dividido entre pobres e “normais”, um mundo onde os segundos vivem separados dos primeiros por muros; um assalto e assassínio leva ao “reunir de tropas” dos que vivem na “zona” em busca de uma vingança em vez de justiça. Sem fantasias, este filme põe-nos frente a frente com o melhor e o pior que pode haver numa sociedade moderna onde a justiça do “olho por olho” vai, aqui e acolá, reaparecendo.  Um bom filme que provoca reflexões sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário