sábado, 2 de julho de 2011

Pesquisa de fôlego :

O livro Geografia Histórica do Rio de Janeiro é fruto do trabalho de pesquisa de mais de 15   anos de Maurício de Almeida Abreu,geógrafo professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências(Igeo)da UFRJ.A pesquisa sobre os séculos XVI e XVII emergiu de uma angústia do pesquisador ao estudar o século XIX e perceber que havia uma enorme lacuna na historiografia que diz respeito à urbanização da cidade do Rio de Janeiro do século XVI e XVII. A obra é um dos trabalhos mais completos que existem no que diz respeito à evolução urbana do Rio de Janeiro, e é vista como um clássico tanto para pesquisadores em Geografia quanto em História, em função da qualidade da pesquisa e do método-teórico aplicado.
O tipo de pesquisa realizada pelo docente talvez possa ser extinta no campo acadêmico em função do tipo de produção requisitada aos pesquisadores pelas agências de fomento, que acabam, estes, não tendo tempo para dedicar tantos anos a uma pesquisa específica.
Em linguagem clara, sem o pesado jargão acadêmico, Geografia Histórica do Rio de Janeiro é pesquisa de fôlego, inédita, geográfica e historicamente falando. Retrata com fidelidade os espaços carioca e fluminense ao longo de 200 anos, com todas as suas nuanças e dimensões da dinâmica de construção geo-histórica. O rigoroso trabalho delevantamento histórico tem duração de 15 anos e foi realizado em diferentes instituições brasileiras, portuguesas, francesas e do Vaticano. O trabalho resultou numa série de descobertas empíricas que, certamente, será marco na pesquisa nesta temática.
Em abril passado, Maurício Abreu recebeu a medalha Pedro Ernesto, comenda concedida pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, que é a principal condecoração municipal concedida à personalidade de destaque no meio social.
A reportagem do Jornal da UFRJ fez contato com o professor para entrevistá-lo acerca de sua obra, mas constatou sua impossibilidade de fazê-lo, uma vez que ele se encontra doente.
De qualquer maneira, a matéria, que pode ser entendida como um desejo de pronto-restabelecimento, se faz presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário